MENU 

Série "Conheça nossos projetos": Café com Conversa acompanha de perto participantes e familiares


Um dos projetos da ABAN que foram aprovados para continuar suas atividades no ano de 2018 é o Café com Conversa. O projeto, que atua desde 2015, é ministrado por psicólogos e atende adolescentes do bairro Dom Bosco com o objetivo de ampliar suas perspectivas de vida, estudo e inserção no mercado de trabalho. O exercício é desenvolvido a fim de reduzir o envolvimento desses jovens com a criminalidade, prostituição e uso abusivo de drogas. Uma das principais atualizações do projeto para este ano é a inclusão de visitas domiciliares, para conhecer de perto o universo dos jovens e os desafios enfrentados por eles.

 

Dinâmica e organização dos grupos

Os participantes são divididos em três grupos, de acordo com a faixa etária, em encontros semanais com discussões sobre temas variados.  A ex-coordenadora do projeto, Marcela Monteiro de Oliveira Lasmar, explica que o Café 1 é direcionado a jovens de 11 a 12 anos de idade e “aborda temas voltados para a construção do ‘eu no coletivo’, a fim de discutir questões sobre os grupos nos quais os jovens estão inseridos, como escola, amigos e igreja”. Já a turma do segundo ano é formada por adolescentes de 13 a 14 anos e são trabalhados aspectos voltados para o indivíduo, o autoconhecimento, resiliência e empoderamento. “Aos adolescentes de 15 e 16 anos, do Café 3, são apresentadas questões que incentivem a busca por crescimento profissional e o interesse pela continuação e aprimoramento dos estudos e inserção no mercado de trabalho”, pontua Marcela. Essas atividades são promovidas por meio de estágios e parcerias com diversos setores e empresas.

 

Vem novidade por aí

De acordo Marcela, além da meta de visitas domiciliares, em 2018, surgiu também o quarto ciclo do projeto, uma turma extra formada por alunos que participaram do Café 3 em 2017 e que irão receber acompanhamento mensal para conversarem sobre os desafios encontrados no mercado de trabalho. Além dessas novidades, a equipe do projeto está em busca de complementar as atividades com oficinas transversais. Os temas serão pensados a partir da demanda de cada turma.

 

Sob nova coordenação

Para este ano, o Café com Conversa ganhou um novo coordenador. Psicólogo facilitador do projeto há três anos, Alan Del’Duca Jordão afirma que os desafios perante a responsabilidade o movem e que despertar e observar o desenvolvimento da capacidade de questionar e sonhar nos jovens é importante. “A partir do momento que você vislumbra um horizonte maior de possibilidades seu potencial como pessoa também aumenta. Nossa equipe está também cada vez mais preparada e envolvida com a missão. É uma honra para poder assumir a coordenação de um projeto tão especial.”