MENU 

Série "Conheça nossos voluntários": Mudança de hábitos e transformação na vida pessoal

Há dois anos na ABAN, a gerente de filial do bairro Dom Bosco e voluntária do projeto Empregabilidade, Jaqueline Aparecida Nascimento Santos, entrou para a  instituição ainda como participante. Ela conta que decidiu começar a frequentar as atividades no momento em que percebeu que precisava de mudança de hábitos e transformação na vida pessoal.

 

“Aprendi a me comunicar, a ouvir e perceber a necessidade do outro e a me expressar melhor. Antes, eu brigava muito em casa, tinha muitos problemas, vivia estressada”, relembra Jaqueline. Ela acredita, ainda, que o crescimento profissional e pessoal estão ligados ao fato de “as ações da Organização contarem com estudos, orientações e conversas”. Depois de participar durante um ano do Empregabilidade na fábrica de sabão da ABAN, Jaqueline recebeu o convite para assumir a gerência do local.

 

Em meio às  dificuldades enfrentadas na época, a proposta e a execução do trabalho foram desafiadoras. “Estava numa fase difícil da minha vida, passando por um processo de separação, de depressão, não queria sair de casa. Mas aceitei o convite para ver o que aconteceria. A primeira semana foi muito difícil, mas conforme as pessoas necessitavam da minha ajuda, percebi que eu tinha importância. Eu me reencontrei, aprendi a me doar aos outros e a dar mais valor a mim mesma.”

 

Jaqueline ajudou no mapeamento da comunidade do bairro Dom Bosco, colhendo dados de residências no mês de abril. O objetivo da ação foi conhecer a atual realidade e demandas da comunidade, para que os movimentos dos projetos fiquem alinhados ao desejo e necessidade dos participantes.